No passado dia 7 de janeiro, realizou-se nas nossas instalações um evento que teve como objetivo apresentar a conclusão da Operação de Descarbonização da Frota de Transportes Públicos da Guimabus, conseguida através da aquisição, e operacionalização, de um total de 26 autocarros elétricos. Neste evento estiveram presentes colaboradores, clientes e público em geral tendo sido apresentada a totalidade da frota elétrica (26 autocarros elétricos), em pleno funcionamento.
Neste evento, através de uma retrospectiva do 1º ano da concessão dos transportes públicos do município de Guimarães, descrevemos a nossa atividade como um passo gigantesco na descarbonização do setor dos transportes públicos, sendo que, com os últimos 4 autocarros elétricos recebidos em dezembro de 2022, demos mais um passo na descarbonização da nossa frota. Atualmente, contabilizamos 84 autocarros, 31% dos quais são movidos a energia elétrica (mais quatro veículos elétricos do que inicialmente previstos na nossa proposta para a concessão de transportes públicos de Guimarães).
O investimento na mobilidade elétrica da Guimabus resultou de uma candidatura apresentada ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), da União Europeia.
A implementação destes veículos elétrico irá permitir alcançar “uma economia energética na ordem das 460 toneladas de petróleo por ano, o que representará uma redução do consumo de energia primária na ordem dos 79%, face a um cenário convencional a diesel. São estas as metas propostas na operação candidatada ao POSEUR, que se concluiu com a entrega e operacionalização dos últimos 4 autocarros.